Sunday Roast!

O Sunday Roast e para o ingles o que a macarronada de domingo e para o brasileiro. Quando eu morava na NZ rolava um Sunday Roast tambem, mas nada que se compara a esta devocao que o ingles tem pelo prato. Eu como otima de garfo que sou, amo um  Sunday Roast, e quase todos os domingos eu preparo uma carne com todos os acompanhamentos.

Hoje resolvi fazer um franguinho. Preparei o tempero com  com  as ervas que tinha em casa —  salsinha, manjericao e tomilho, tudo batido em um pilao com cinco dentes de alho, sal,pimenta do reino e azeite, ate virar uma pastinha. Delicadamente voce levanta a pele do peito (cuidado para nao rasgar) e  passa o tempero entre o peito e a pele.  Coloque o frango em uma assadeira forrada com  com os talhos da salsinha, mais tomilho e dentes de alho ainda na pele amassados. Tambem coloquei um limao furadinho dentro do frango, ai e so colocar no forno

O que eu mais gosto de um roast nao e nem bem a carne, mas as batatas assadas, ela tem que ser crocante por fora e macia por dentro. Gracas a Nigella e ao Heston Blumenthal (eu tenho um crush enorme nele!) as minhas batatas sao um luxo. A variedade da batata e importante, eu aqui sempre compro a Maris Piper.  Corta todas na diagonal (a tia Nigella ensina que isto faz com que a batata fique mais crocante) e cozinhe parcialmente em agua salgada (mais ou menos 8 minutos – voce nao quer que elas fiquem totalmente cozidas).  

Escorra e deixe esfriar por alguns minutos, ai voce salpica as batatas com farinha de trigo e da uma sacudida na panela (tampa a panela antes viu  senao vai farinha para todo o lado!) , esta sacudidinha vai deixar a  superficie das batatas todas pururicadinhas o que as deixa ainda mais crocantes. Coloque um pirex  no forno com azeite (eu usei 3 colheres mas a quantidade varia dependendo do tanto de batatas) para esquentar – eu uso azeite porque gosto das minhas arterias, mas  tem gente que usa manteiga e a Nigella usa banha de ganso –  o enfarto mandou lembranca viu!  Quando o azeite estiver bem quente, coloque as batatas na  e manda para o forno.

O roast original sempre tem outros legumes assados como cenoura, abobora, etc. Mas quando cozinho so para nos dois geralmente so cozinho a batata senao e muita  comida. De acompanhamento sempre rola uns greens – brocolis, ervilha (mas so a fresca ou congelada de latinha nem pensar!) , couve ou espinafre cozidos.

 Agora um roast nao e um roast sem ter o gravy – o caldo da carne. Em todo supermercado aqui voce acha  milhoes de pacotinhos no supermercado para comprar, mas e muito facil e muito mais gostoso fazer o proprio gravy. Quando o frango estiver pronto, coloque-o em um tabua coberta com papel alumnio para descansar,  enquanto isso voce faz o gravy com os caldos na forma (aqueles dentes de alho debaixo do frango vao estar macios e o sabor bem delicado o que vai ser otimo para o gravy). Coloque a forma diretamente sobre o fogo baixo e adicione uma colher de sopa de farinha de trigo, vai mexendo com uma colher de madeira, aos poucos colocando caldo de galinha (200ml) ate toda a farinha dissolver.  Depois de 5 minutos eu passo o molho pela uma peneira e termino de engrossar em uma  panela (5-10 mins), acertando o tempero.

O roast nao e dificil, o dificil e ter todos os ingredientes prontos ao mesmo tempo. Eu sempre compro um frango pequeno que cozinha em 1 hora e 15 minutos (a 180 C) e deixo descansar por  15 minutos.  As batatas geralmente levam 45 minutos no forno (eu viro-as de 15 em 15 minutos) , quando voce retirar o frango para descansar, aumente a temperatura do forno para 200C para deixar as batatas bem crocantes. Enquanto tudo esta no forno eu preparo os legumes.  Entao nos ultimos 10 minutos antes de servir eu preparo o gravy, cozinho os legumes e chamo o marido para cortar o frango (aqui em casa, as duas coisas que ele faz na cozinha e cafe da manha no final de semana e cortar roast chicken!). Aproveito para abrir um vinhozinho e fazer de conta que  amanha nao e segunda-feira…

9 responses to “Sunday Roast!

  1. Kátia Luciana

    Pessoinha, você está super interada com o assunto culinária, quando chegarei a este estagio de sabedoria,Jesus me ajuda!rsrsrsr!
    Saudades!

  2. Nossa, sou muito tonta, vim aqui no seu blog só no seu post de estréia e depois não vim mais! Já vou te colocar na lista de blogs no meu blog pra eu não perder nem um post, muito menos os de receitinhas! Nham, nham! Um beijo!

  3. Nuooosssaaa… como voce eh prendada! Tambem adoro a Nigella e o Heston! Eu fazia a receita de roast potatos da Delia que eh quase igual a da Nigella, mas sem a farinha. Na proxima vou usar a farinha tambem.
    Que, adorei o passo a passo do frango e do gravy, muitas vezes nao faco porque tenho medo de cozinhar frango inteiro, vai entender. Vamos ver se eu fico mais corajosa porque me deu ate fome so de ver o roast dinner.
    bjs

  4. Queeeezia de Deus!

    AMEI a descricao super detalhada do modo de fazer! To ate aqui tendo umas ideias loucas de tentar eu mesma, sera que vai dar m*rda?! Acho que nao, ne? Soh preciso aprender o que eh um Tomilho! hahahaha

    Beijo beijo.

  5. Eu ammmooo Sunday Roast!!! Muuito bom, e agora me deu maior vontade de comer um, faz muito tempo q nao faco aqui em casa, hummm.

    bjs

  6. To chocada como vc é prendada! No fim de semana nao rola nenhuma refeicao em casa! As vezes nem cafe da manha! Pouco folgada eu…
    Adorei sua batata! Vou fazer essa semana! Ah, tb adoro o Heston!
    Bjo Fe

    • Ai Fe, adoro cozinhar principamente de final de semana porque dai rola um tempinho ne. Faz a batata e me fala como saiu. Bejocas Q
      P.S.>> O Heston ja e meu 🙂

Leave a Reply

