Category Archives: Uncategorized

E viva as bloguetchys

Voltei. Depois de um longo e tenebroso inverno, literalmente!

Esta semana fiquei pensando bastante sobre a minha falta de paciencia das ‘bloguetchys famosas’ de moda. Ai estou aqui com os meu botoes, qual e o verdadeiro motivo desta implicancia? Afinal gosto de moda e  adoro blogs tipo ‘chiclete para o cerebro’. Entao qual e a razao de tamanha implicancia? Afinal  nao estao fazendo mal a ninguem. Pois e, ai que percebi que nao sou tao charitable assim. 

Porque na minha opiniao, estao sim. Estao propagando uma (perdao pelo uso da palavra) tendencia que favorece a perda do senso critico, o deslumbramento e o pior dos pecados, a falta de humor.

 Quando leio blogs de moda quero ler opinioes que vao um pouco alem do ‘ta maravilhosa ou apaixonei, melhor designer do mundo, um genio’, posts que sao divertidos, e acima de escrito com um senso critico agucado. No momento esta faltando diversidade de opinioes,  todo mundo  usando as mesmas roupas, os mesmo adjetivos e ninguem apontando que as vezes o traje novo do imperador nao existe!  Alguem precisa abrir a janela nesta mundinho para deixar circular um ar fresco.  

Logico que isto nao vai acontecer, porque elas estao ganhando grana para caramba, sem esquecer que adulamento vicia. Designers, fashion houses, etc e tal adoram porque no grande esquema das coisas e barato dar jaba para so receber elogios e continuam vendendo para caramba. E todas ganha.

Mas tenha pena do seu humilde leitor, porque estou comecando achar que nos potinhos de maquiagem da Eudora vem incluso um kit lobotomia.

Advertisements

“Os Americanos sao muito melhores…”

Estou vendo uma tendencinha (esta e pra voce Helo)  nesta eleicao. Ja percebeu como estao agora usando a media internacional para tentar influenciar a opiniao alheia? Achei interessante.

Primeiro que, esta ideia que alguns ainda tem que os  gringos e que sabem das coisas e por isto a opiniao deles vale o dobro  muito passe nao e? Aff este necessidade que algumas  pessoas tem de precisar de validacao de estrangeiro e um pe no saco. Bom, fechando parenteses, vamos voltar ao assunto. Hoje vi varios exemplos – um amigo twitou um artigo do Financial Times falando que o Serra e melhor que  a Dilma.  Bom, e ai, qual e a surpresa? E o FT ne genteee, ta no nome Financial, em quem voce acha que eles votam? It is all about the free market stupid. Intoncies e logico que eles acham que o Serra e o melhor candidato. So que o carinha que twita isto acha que a opiniao dele esta sendo validada por um orgao conceituado de informacao, entao ele ganha o argumento. Ah, mas o que ninguem comenta e que media internacional geralmente nao e imparcial.  Quer dizer media no Brasil tambem nao e? Mas a diferenca e que aqui eles sao muito transparentes quanto a isto e usam argumentos e fatos (estou falando de jornal serio nao de tabloide), e nao boataria e invencao como e o caso da tal revista Oia.  Entao baseado nisto,  o FT vai ser sempre conservador, assim como o Guardian vai ser sempre liberal. O FT nunca ia falar que a Dilma e a candidata ideal, ponto. Ate ai tudo bem, porque estamos falando de questao de opiniao, e cada um da o spin que quer nao e verdade? 

Mas o que me assustou hoje foi um email que me mandaram que ilustra bem a que ponto chegamos. O titulo: “Site canadense fala de Dilma..” e o nome to artigo: “Terrorista e assaltante de bancos será a próxima presidente do Brasil”.  E a  mensagem veio acompanhada de traducao em portugues, logico.   Quando eu recebi este email eu fui dar uma xeretada no tal do site porque tinha achado a escrita muito fervorosa para ser de site serio. Achei outros artigos de muito boa qualidade no site(ligue o seu radar de captar ironia, por favor),  perolas do tipo: “The Mith of Nazi Persecution of Gays” (O mito da perseguicao nazista aos gays), & “Diversity is an admission of cultural defeat” (diversidade e uma admissao de derrota cultural). Deu para entender o drama do negocio ne.  O cara e um lunatico e nazista que escreve um blog para espalhar as opinioes odiosas dele. Ate ai tudo bem, porque a internet e livre. Mas o que me espanta e que o povo circulando este email sao pessoas bacanas, bem intencionadas que provavelmente ficariam horrorizadas de saber que estao propagando a mensagem de um cara que alem de nao gostar da Dilma  tambem nao gosta de gente de pele escura, mulher, e por ai vai…  

O mais ironico e que as mesmas pessoas que estao passando este tipo de informacao ficam  indignadissimas com a Veja, Epoca, Folha, etc  por inventar boatos, etc e tal.

Entao perai deixa eu ver se entendi – calunia de jornais brasileiros e deploravel, mas de sites estrangeiros, ah ai a coisa e outra. Aha Claudia, senta la.